Receitas Salgadas Vegetarianas e Veganas
Sabe alguma receita? Mande para mim!
Pão de queijo vegano
Citra dasi
É um versão do pão de queijo, sem o queijo e sem ovos. Enquanto escrevo este post, deixei três batatinhas salsas médias, cortadas em pedaços grandes, para cozinhar. Logo irei separar os ingredientes: polvilho azedo, polvilho doce, sal e óleo. Quando as batatas estiverem bem molinhas, eu as tiro da panela e faço um purê bem amassadinho e despejo numa vasilha. Acrescento uma xícara de polviho doce e uma do azedo - recomendo fazer esta receita na pia pois este polvilho fazem uma meleira! rsrssr... Misturo com as mãos e depois coloco 1/3 de óleo de girassol e duas colheres de chá de sal. Se quiser, acrescento orégano, manjericão e até pedaços de azeitona na massa! Misturo mais até virar uma farofinha. Coloco, aos pouquinhos, a própria água em que as batatas cozinharam - deve estar morna e deve ser realmente colocada aos poucos, pois a massa pega o ponto rapidamente -, até formar uma massa lisa, porém, diferente da massa de pão, ok? .
Pego pedaços da massa e faço as bolinhas* e coloco numa forma, sem precisar untar - o pão de beijo só gruda na forma se queimar. Deixe no forno médio por uns 30 minutos. O ponto dos pães de beijo é quando eles ficam douradinhos embaixo e crescem, chegando a rachar.
Material usado: Uma vasilha, uma panelinha, uma forma, um garfo, uma xícara
Tempo: 40 minutos
Rendimento: 30 bolinhas pequenas
* Super dica: As bolinhas podem ser colocadas na geladeira ou no congelador para serem assadas depois! Faço isso quando vou receber pessoas em casa à tarde ou à noite e tenho apenas a manhã livre. Ou faço à noite, quando quero comer pão de beijo no outro dia, no lanche da tarde! Dilícia!
Omelete vegano
CItra dasi
Vi esse receita na internet esses dias e fiquei animada de fazer! Já estava atrás de receitas que tipicamente levam ovos e leites em versões veganas. E deu muito certo!
Coloquei umas 2 xícaras de grão-de-bico de molho. No outro dia, bati no liquidificador com quase 2 xícaras de água - apenas cobri o grão-de-bico de água. Como meu liquidificador é muito bom - aleluia! - rapidamente todo o grão-de-bico estava bem batido, formando uma massa pastosa - se o seu não for tão bom, vale a pena ir batendo aos poucos e misturando, até acrescentando um pouquinho mais de água, se necessário. Coloquei um pouco de curry, orégano, cominho em grão, sal, duas colheres de sopa cheias de aveia (em flocos) e duas colherinhas de fermento. Bati tudo de novo e despejei numa vasilha, acrescentando folhinha de manjericão. Coloquei a frigideira no fogo médio e despejei um fizinho de óleo - na receita recomenda-se azeite, mas estava sem, no dia. Com uma concha despejei a massa na frigideira como se fosse uma panqueca e deixei tampada. Em uns 5 minutos, a massa pode ser virada. Nessa hora é preciso muito cuidado! Usei uma escumadeira grande e primeiro, apenas raspava as bordas, até sentir que a massa estava toda solta. Pegava com cuidado e virava. Mais uns 3-4 minutinhos e pronto! Nem precisa de papel toalha, pois a massa sai sequinha!
Dessa receita, tenho algumas dicas:
- Antes de despejar a massa, mexa um pouco nela, para que fique bem pastosa.
- Evite despejar muita massa. Coloquei uma concha e meia. Na minha primeira tentativa, achei o omolete muito grosso e pesado (puro grão-de-bico, ora bolas!). Um massa fininha é melhor de ser saboreada.
- O primeiro omelete pode demorar um pouquinho de ficar pronto, mas, os outros, sempre serão mais rápidos! Logo, muita atenção na cozinha!
Tempo: 30 minutos
Material utilizado: uma colher de pau, um liquidificador, uma frigideira, uma vasilha, uma colherzinha de chá, uma escumadeira, um prato, uma colher de sopa.
Rendimento: Se forem feitas panquecas finas, rende umas 8 porções. .
Berinjela defumada
Citra dasi
Vou passar uma receita que não faço há um bom tempo. A Berinjela Defumada é muito simples, forte e deliciosa! Simplesmente coloque uma berinjela média na boca do fogão direto e vá virando aos poucos, até a casca ficar toda pretinha (você pode usar um garfo ou a ponta da berinjela para auxiliar na hora de virar). Quando a casca estiver bem pretinha, você tira toda ela com muita calma e paciência, usando um garfo para ajudar a puxar bem a pele. Se ficar uns pedacinhos da pele, não tem problema! Eles dão um sabor a mais na preparação. Coloque a berinjela sem casca numa vasilha e a desmanche com um garfo. Desmanche o melhor possível, virando uma pasta. Coloque uma colher de Tahine*, suco de meio limão, sal, temperos a gostos e azeite de oliva a gosto. Misture tudo com muito amor e pronto! Tenho alguns dicas sobre esta receita:
- Faça ela na hora que for comer. Se passar muito tempo até comer, o gosto não fica tão bom...
- Como tem um gosto muito forte - gosto de defumado mesmo! - , recomento que coloque pouco no prato e saboreie aos poucos.
- Uma idéia legal é comer como acompanhamento de pãezinhos, torradas, ou biscoitos salgados.
- Já fiz muito esta berinjela sem o Tahine e fica muito bom!
* Tahine é uma preparação árabe. Basicamente um creme de gergelim que pode ser usado de várias maneiras. É facilmente encontrado em lojas de produtos naturais.
Tempo: 15 min
Material: uma garfo e uma vasilha
Rendimento: duas pessoas
Chips de verduras
Citra dasi
Essa novidade surgiu naquele momento marcante na cozinha que você precisa inventar uma coisa nova pra comer! E foi uma idéia simples que virou um prato saboroso e perfeito para várias ocasiões.
Vamos lá! Corte os legumes que quiser - eu escolhi batata-doce, cará (cozido), cenoura, abóbora e batatinha-salsa - em fatias médias e coloque numa refratária. Jogue uma azeite de oliva por cima das verduras e salpique orégano e alecrim. Coloque no forno por 20min, ou até ficarem macios e PRONTO! Quer coisa mais rápida que essa?! Ah, e o detalhe importante: nada de sal! Se ainda assim você quiser e preferir uma coisa salgadinha, prepara um molho especial com sal e mergulha a verdura nele. Fiz um de tahine, limão, curry, um tantinho de sal e manjericão e água. Ficou bom demais! Um dia meu almoço só foi essas verduras com o molho de tahine. Dá pra fazer também um molho branco, ou de tomates, ou de tofu....
Acho que essa idéia também é perfeita para a criançada que adora um salgadinho. As verduras viram chips saborosos e coloridos. Tenho certeza que as crianças vão amar!
Tempo: 25 min
Material utilizado: faca, uma refratária, um pote e uma colher - se fizer o molho.
Rendimento: Depende da quantidade de verduras que cortar. Um refratária grande serve para umas 4 pessoas.
Tapioca Rústica
Citra dasi
Quando você pensa que já conhece todo tipo de preparação rápida, fácil, vegana e deliciosa, a vida te presenteia com mais uma novidade: a tapioca rústica!
Tapioca já é um quebra-galho delicioso na minha vida. Abro o pacote da goma de tapioca, jogo na frigideira, recheio e pronto! Mas, quem diria que você pode fazer esse mesmo processo com a mandioca - aipim, macaxeira - fresca e crua! Sim!
O esquema é o seguinte: pegue o aipim fresco, tire a casca - ou compre já descascado - lave bem e passe no processador com a lâmina de ralador de queijo parmesão - ou rale em um ralador comum ou bata pequenos pedaços no liquidificador. O importante é que o aipim puro vai virar uma massa branquinha e molhada. Coloque sal à gosto e aproveite para colocar temperinhos como folhinhas de cheiro verde. Espalhe uma colher e meia da massa numa frigideira pequena, em fogo médio, untada com um fiozinho de azeite de oliva.
Tampe a frigideira para o resultado ficar melhor. Espere um minuto e observe se ela já solta da frigideira. Se sim, vire-a. Se quiser, deixe mais um pouquinho para fazer uma casquinha crocante. Pronto! Lembra um crepe: crocante por fora, macia por dentro. Delícia! E você pode recheá-la como preferir.
Tempo: 15 min
Material utilizado: um pote, uma colher, um processador, uma frigideira, um prato.
Rendimento: Depende da quantidade de aipim. Duas por pessoa satisfaz bem.
Cream Craker caseiros
Citra dasi
Estes biscoitinhos são fáceis, deliciosos e podem ser guardados - quando bem conservados - para comer durante a semana!
Olha que rápido: coloque uma xícara de água e uma de óleo numa vasilha e misture com um garfo até que se forme um creme oleoso branco - se estiver com muita pressa é só bater no liquidificador. Coloque sal a gosto, temperos como orégano, manjericão, páprica, açafrão e misture. Coloque linhaça ou gergelim e misture. Agora é só colocar farinha - branca ou integral - até que a massa se forme e possa ser sovada. Não vai ficar tipo massa de pão. Será uma massa oleosa que se quebra, mas macia e possível de sovar. Unte uma fôrma, coloque pedaços da massa sobre ela e vá amassando com as mãos mesmo, espalhando por toda a fôrma. Espalhe bem e fure a massa todinha com uma garfo - para que ela não fique estufada. Depois é só cortar quadradinhos ou usar cortadores em formato de flor, coração etc e já cortar, antes de ir para o forno. Coloque no fogo médio por 20 minutos - isso pode variar. O importante é que você vai perceber um cheirinho de assado e quando espetar com um garfo a massa vai estar durinha.
Tire do forno, espero esfriar e corte os quadradinhos - ou florzinhas, corações, etc...
Acabou! Fácil não? Experimente usar outros temperos e outras farinhas como de fubá, arroz, fécula de mandioca, etc..
Tempo: 35 min
Material utilizado: um pote, uma garfo, uma fôrma, uma xícara.
Rendimento: Uma forma média rende uns 40 biscoitinhos quadradinhos.
Pierogui Vegano
Citra dasi
Melhor do que comer algo vegano é comer a versão vegana de algo não vegano! Quem não conhece pierogui irei apresentá-lo e, melhor ainda, numa versão vegana! Pierogui é um pastel polonês bem comum no Paraná. Seu recheio costuma ser batata, repolho ou ricota. Para mim, lembra um nhoque em forma de pastel e recheado. Olha que simples de fazer! Misture 3 xícaras de farinha de trigo com uma colher de chá de sal e água morna. Vá sovando até virar uma massa macia e que solte das mãos. Faça bolinhas e abra com um rolo de macarrão. Recheie com repolho refogado e temperado ou com purê de batata temperado - aqui substitui por espinafre. Feche os pastéis passando um pouco de água nas bordas e amassando com a ponta de um garfo. Coloque para cozinhar em água fervente por 5 minutos. Tire com um escorredor, coloque numa travessa e despeje molho de tomate. Prontinho! Gostoso e simples!
Tempo: 35 min
Material utilizado: um pote, uma garfo, uma travessa, uma xícara, rolo de macarrão, colheres, panela grande.
Rendimento: Depende do tamanho dos pastéis, mas seria uma média de 15.
Farofa de amêndoas
Citra dasi
Essa eu aprendi sem querer! Minha amiga Natália estava fazendo leite de amêndoas e disse que podia aproveitar as amêndoas trituradas. Perguntei: "O que posso fazer?" e ela repondeu: "Tenta fazer uma farofa...". Fiz e amei!!! É muito simples e ainda rende um bom leitinho vegetal.
Deixe um copo de amêndoas de molho no dia anterior. No dia seguinte, tire a água, lave bem as amêndoas e bata no liquidificador com água até cobrir as amêndoas. Este é o momento mais importante da receita! Veja se o seu liquidificador consegue bater direitinho. No meu, eu faço assim: bato na velocidade maior por um tempo, depois diminuo a velocidade e até mexo um pouco o liquidificador, caso perceba algum amêndoa mal triturada. Depois de bem batidinho, passe num pano de prato e esprema bem. O líquido que irá sair será um delicioso leite de amêndoas - que dura uns dois dias - e o que ficou no pano irá virar nossa farofa! Coloque azeite de oliva e um pouco de sal na frigideira. Quando estiver quentinho, despeje a "massa de amêndoas". Vá mexendo devagarinho, tostando as amêndoas na frigideira. Cuidado para a farofa não queimar! Sempre dê uma mexidinha e não deixe o fogo muito alto. Na receita de hoje, coloquei couve cortadinha no final do processo da farofa. Se deu uma douradinha e exalou um cheirinho de farofa, está pronto!
Rendimento: 2 pessoas
Tempo: 15 minutos
Material: um liquidificador, um pano, uma frigideira, uma colher, uma vasilha plástica.
Bifum, o miojo que vale a pena
Citra dasi
Sim! O Bifum é o miojo que vale a pena! Mas por que o miojo tradicional não vale a pena? Porque é cheio de sódio e gordura! Estudos cada vez mais apontam os malefícios do miojo e nós, inocentemente, buscando rapidez e saciedade, ingerimos desnecessariamente um alimento calórico, gorduroso e mega salgado!
Aí, amig@s, trago a solução de todos os seus problemas: o Bifum! O Bifum é um macarrão de arroz, não-frito, com poucas calorias e que fica pronto em 1 min! O Bifum tem sido meu companheiro de todas as horas apertadas na cozinha. Tô com pressa e fome? Dá-lhe Bifum! Às vezes faço verduras refogadas e misturo com Bifum; faço um super molho e coloco Bifum; tahine, limão e Bifum. E dá pra se fazer muito mais, catando umas receitas na internet.
O Bifum é mais caro que o miojo, mas acho que não rende menos. Ele sacia, rende bastante e é mais rápido de cozinhar. Como é feito apenas de arroz, evito misturar ele com mais grãos tipo grão-de-bico, ervilha (nem lembro se ervilha é grão... :P). Prefiro misturar ele com coisas diferentes como um shoyo, uma pasta diferente, pois, como tem um sabor neutro, tudo pega bem.
E agora? Vamos largar esse miojo e ir atrás de um Bom Bifum?!
Pizza de biomassa
Citra dasi
Esse surgiu das minhas pesquisas para aproveitar a biomassa de banana verde! Se não sabe fazer, confere essa receita simples: cozinhe 5 bananas verdes na pressão por 8 min. Desligue e deixe esfriar. Descasce as bananas e bata elas no liquidificador com pouca água. Essa será sua biomassa! Dura 3 dias na geladeira e 3 meses no congelador. Essa receita será salgada, mas dá para usar em receitas doces! Vamos lá: pegue 400g de farinha branca (ou metade farinha branca, metade farinha integral), 1/2 xícara de biomassa e 1 1/2 de leite vegetal (usei de aveia), duas colherinhas de sal e duas de fermento químico. Misture bem e amasse com as mãos. Por conta da biomassa, a massa é mais grudenta logo, não exagere na farinha. A massa fica homogênea e um pouco grudenta mesmo. Unte uma fôrma de pizza, espalhe a massa com as mãos, fure-a como uma garfo e coloque em forno pré-aquecido médio por 20 minutos. Recheie como preferir e deixe mais 5 minutos. A massa fica uma delícia! E se quiser uma versão totalmente sem glúten, use farinha de arroz no lugar da farinha branca.
Rendimento: 4 pessoas
Tempo: 30 minutos
Material: uma panela de pressão, um liquidificador, uma vasilha, uma forma de pizza, uma garfo.